DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Canteiro de obras: Como otimizar o tempo?

A equipe e o tipo de trabalho realizado são fundamentais para que um canteiro de obras seja produtivo. Mas é necessário observar também o próprio espaço onde o pessoal e as ferramentas estão instalados. Será que ele favorece um bom desempenho?

Se estiver desorganizado ele pode comprometer os prazos e o tempo total da obra. Por isso, fique atento se você deseja ter um andamento mais ágil…

Como usar o tempo a seu favor no canteiro de obras

Tempo no canteiro de obras

Hoje iremos conferir algumas dicas essenciais para que o canteiro de obras facilite os processos de trabalho. Vamos lá!

1. Planeje o espaço

Quando o canteiro de obras é bem projetado e planejado com antecedência, tudo caminha de maneira mais fluida. Algumas providências são:

  • Separe a área adequada à construção, lembrando de todo equipamento a ser utilizado, assim como dos locais de armazenamento para que não estraguem;
  • Considere a entrada e saída de caminhões, bem como a área para descarregar os materiais;
  • Elabore metas claras para cada etapa da obra;
  • Faça um cronograma para todos os envolvidos;
  • Considere as instalações de energia elétrica e de água antes de iniciar o trabalho.

2. De olho na organização do canteiro de obras

Exija sempre que o seu canteiro de obras esteja devidamente organizado. Isso tem a ver não só com limpeza, sinalização e fluxos de movimentação adequados, como também com segurança. Novamente, lembre-se que é muito importante reservar um lugar seco e protegido para o estoque e o armazenamento dos equipamentos utilizados.

3. Fique atento à compra de materiais

Como o canteiro de obras pode dar início ou continuidade à construção sem os materiais necessários? Cuidado com fornecedores e prazos de entrega. Gerencie esse processo de perto para não ter surpresas desagradáveis depois. Atente-se a questões como:

  • Credibilidade do fornecedor;
  • Tempo previsto de entrega
  • Quantidade e qualidade dos materiais;
  • Pessoal responsável por receber as encomendas.

4. Conte com profissionais capacitados

Não há como deixar de destacar. Uma equipe de profissionais bem treinados faz toda a diferença ao andamento da obra. Certifique-se sobre seus métodos e instrumentos de execução. Converse com outros clientes para averiguar se eles, realmente, são comprometidos com prazos e o sucesso do empreendimento.

Para garantir que tudo sairá como o esperado e dentro do tempo combinado, conte com a ajuda da equipe da DMAISB. Entre em contato conosco e saiba mais!

Referências: Sienge, AWA Comercial.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!