DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Como consertar rachaduras na parede?

Na hora de consertar rachaduras na parede é muito importante uma análise cuidadosa da adversidade. Isso porque as brechas podem acontecer tanto no revestimento, quanto na alvenaria. O último caso é o mais grave e necessita de intervenção profissional. Isso porque, nesse quadro, a estrutura da edificação é afetada.

As rachaduras representam um estágio já mais avançado do tipo de abertura que pode acontecer. Elas apresentam proporções e profundidades maiores, capazes de atingir a parte estrutural. Logo, devem ser solucionadas por uma equipe competente.

Já as trincas e fissuras têm características superficiais. São tão comuns que ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais frequentes na construção civil. Só perdem para problemas de umidade.

Tais situações podem ocorrer, por exemplo, por conta de  retrações e dilatações da argamassa do reboco. Assim, o tratamento tende a ser simples, envolvendo poucos materiais. Saiba mais!

3 dicas para consertar rachaduras na parede

Consertar rachaduras na parede

Conforme mencionado, existem diferentes tipos de aberturas. Cada qual com suas causas e soluções próprias. É necessário, primeiro, entender a circunstância. Porém, em ocorrências mais corriqueiras e simples é possível adotar medidas práticas, como essas que relacionamos a seguir…

1. Retoque o reboco

Diante de pequenas fissuras, a providência mais fácil é retocar o reboco com uma argamassa ou massa acrílica. Contudo, vale avisar, que elas podem reaparecer.

2. Aplique tinta elastomérica

O uso de tinta elastomérica pura na região afetada é outra opção. Após o primeiro processo, deve-se aplicar duas ou três demãos do produto diluído, de acordo com a indicação do fabricante.

3. Abra a trinca para tratá-la

Já em caso de pequenas trincas, a indicação é abri-la com um abre-trinca. Deve-se formar um “V” que ultrapasse 10 cm em cada extremidade. Depois, é preciso fazer uma limpeza do local para, em seguida, aplicar um preparador de paredes. Então, deve-se preencher a fenda com um sela-trinca ou argamassa e colocar uma tela de poliéster. Por fim, acerte com massa e utilize tinta elastomérica.

Esses procedimentos, como pôde ser percebido, englobam fissuras e trincas. Lembre-se, que as rachaduras são mais impactantes e carecem de tratamento profissional.

Evite problemas com seu imóvel. Garanta uma boa manutenção preventiva! Entre em contato com a DMAISB e saiba como podemos te ajudar.

Referências: Faz Fácil, Equipe de Obra, ConstruFácil RJ.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!