DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Como planejar sua obra com sucesso?

Dentro da Construção Civil, a programação de uma obra é de extrema importância para otimizar prazos, orçamentos e garantir os resultados necessários. Agora, como planejar sua obra?

Dicas sobre como planejar sua obra

Como planejar sua obra

Confira a seguir 4 dicas de como fazer um bom planejamento para garantir uma obra de sucesso, capaz de reduzir custos e agregar valor ao seu negócio:

1. Elabore um cronograma

O planejamento não é apenas um documento com coordenadas e orientações. Ele deve incluir o plano diretor de toda a obra, estudos de viabilidade, orçamento inicial e um plano de ação com foco nas equipes envolvidas, nos prazos e nos serviços necessários em cada etapa.

Na hora de executar essas atividades, os profissionais precisam pensar em todos os resultados visando a redução de desperdícios e retrabalho, além de prever possíveis erros e imprevistos que possam comprometer o prazo de conclusão da obra.

2. Dimensione o orçamento

Com um orçamento errado ou incompleto, a empresa, além de ter enormes prejuízos, pode ser obrigada a paralisar os trabalhos no canteiro por falta de verba.

É importante seguir o cronograma das etapas e uma dica é tentar concentrar as compras. Quanto maior o número de material comprado com um mesmo fornecedor, melhor poderá ser a negociação por menores preços, além da economia com frete.

3. Selecione fornecedores

Os fornecedores devem ser pesquisados pelo empreiteiro ou pelo arquiteto, caso conste no contrato. Do contrário, cabe ao contratante essa busca. O ideal é procurar por nomes já reconhecidos no segmento desejado, ou seja, que possuem credibilidade comprovada.

Não deixe para fazer isso na última hora. Com tempo a escolha pelos fornecedores fica mais fácil e assertiva.

4. Importância de planejar sua obra

Estima-se que 25% do tempo dos profissionais que gerenciam o canteiro de obras é gasto apenas para solucionar problemas e imprevistos.

Porém, com o planejamento esse tempo é diminuído e conectado às outras etapas, em que os profissionais envolvidos podem gerenciar suas atividades com efetividade e tomar decisões estratégicas ágeis quando necessário.

Uma dica importante é controlar semanalmente o planejamento. Essa atitude faz com que as metas mensais sejam cumpridas e, consequentemente, as metas globais da construção.

Mesmo depois de um planejamento detalhado, podem surgir imprevistos e problemas que antes não foram pontuados. A saída, quando isso acontecer, é planejar novamente as ações, para ter um controle rigoroso do que será executado.

Aproveite que o ano está apenas começando e planeje agora a sua obra. Entre em contato com a DMAISB e saiba mais!

Referências: Casa, Fórum da Construção,TecPlaner, Casa Show e Construct.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!