DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Estrutura da escola: Quais as exigências básicas?

Se você tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do país e pensa em investir na área da educação, saiba que a estrutura da escola que irá construir ou reformar precisa atender a alguns requisitos legais que têm a ver tanto com segurança quanto com a qualidade do ensino.

O ambiente físico bem preparado é fundamental para que as crianças e adolescentes foquem sua atenção no conteúdo transmitido. Leia este post até o final para saber um pouco mais sobre importantes características do empreendimento!

Elementos básicos na estrutura da escola

Exigências básicas para a estrutura da escola

Você sabia que muitas escolas no Brasil ainda não possuem sequer sistema de água potável e esgoto? A situação fica ainda pior se considerarmos estruturas consideradas avançadas, como quadra poliesportiva, parque infantil e biblioteca, presentes em apenas 0,6% das escolas brasileiras.

Esse dado, embora preocupante, oferece a oportunidade de se destacar ao considerar esses itens no projeto estrutural e pedagógico de sua instituição de ensino.

Considere fatores básicos, como:

  • Salas de aula climatizadas;
  • Banheiros e bebedouros bem localizados e em número adequado para a quantidade de estudantes;
  • Playground, especialmente se o projeto contemplar a educação infantil;
  • Quadra poliesportiva;
  • Espaços cobertos e devidamente sinalizados para atividades ao ar livre. Caso seja possível arborizar e montar uma horta, seriam excelentes diferenciais;
  • Laboratórios para aulas práticas de informática, química e biologia.

Confira aqui também exigências específicas para algumas dessas estruturas.

Segurança, higiene e acessibilidade

Além de serem os elementos mais avaliados por quem contratará os serviços de sua escola, existem leis que, se não cumpridas, podem inviabilizar seu negócio. É o caso da NBR 9050/2015, que organiza em mais de 150 páginas todas as características a serem consideradas sobre cada elemento de um prédio público, desde elementos de circulação como escadas e rampas, até maçanetas e espelhos, por exemplo.

Não se preocupe, não é sua obrigação conhecer todos esses parâmetros, o importante é que você considere a contratação de parceiros cientes dos desafios englobados.

Destaque-se no mercado

Segundo o MEC, aproximadamente 70% dos problemas na estrutura física dos edifícios escolares são decorrentes de falhas de projeto e de execução. Por isso, fique atento na hora de contratar sua equipe e seus fornecedores!

Para saber como a DMAISB pode te ajudar, entre em contato e conheça as soluções para a sua obra!

Fontes: Agência BrasilMECWPensar.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!