DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Etapas da obra: Planejamento da obra

Um bom planejamento da obra é responsável por um ótimo resultado. Isso implica não apenas em aplicações funcionais, seguras e ágeis, mas também em economia. Sim, encontrar soluções que permitam otimizar recursos e reduzir custos é essencial.

Nessa etapa todos os detalhes são importantes. Assim, é preciso contar com profissionais experientes e que firmem o compromisso de fazer o melhor pelo seu negócio, projeto e edificação. De modo diferente, atrasos e orçamentos extrapolados podem surgir.

A missão do planejamento é prever riscos, antecipar saídas, evitar inconformidades e documentar os passos a serem dados, tanto para o cliente quanto para a construtora. Dessa forma, eles passam a ter as condições necessárias para a tomada de decisões ao longo da execução.

Principais questões previstas no planejamento da obra

Planejamento da obra

A seguir relacionamos 4 pontos com os quais o planejamento deve se preocupar. Mas, há muitos outros que variam conforme cada obra a ser realizada. É preciso sempre um trabalho personalizado, focado nas necessidades únicas do contratante.

Custos

O que pode ser feito para diminuir os gastos? Quais metodologias podem ser usadas para isso? Como os recursos podem ser otimizados? Ao planejar, perguntas como essas têm de ser respondidas visando surpresas desagradáveis e o maior lucro possível durante o processo.

Prazos

Imprevistos ao longo da obra são comuns. Mas isso não significa que ela deva ser relegada à sorte. Os percalços devem ser considerados e alternativas inteligentes, previstas para não prolongar os prazos. O cuidado com eles, aliás, acontece antes da execução e durante ela.

Materiais

A escolha dos produtos certos e sua entrega também faz parte do planejamento da obra. É preciso estudar se o tempo para o recebimento dos materiais atende à demanda e, caso contrário, acionar, por exemplo, outros fornecedores que possam cumprir o prazo estipulado.

Mão de obra

A disponibilidade dos profissionais a serem contratados, assim como seus níveis de produtividade, têm de ser analisados cuidadosamente. A mão de obra é um dos fatores mais importantes para se alcançar o êxito pretendido.

Em todas as etapas você pode contar com a excelência da DMAISB. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!