DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Exigências para a construção de escolas

Para que uma instituição de ensino possa funcionar é preciso que o prédio esteja dentro de todas as normas estruturais. A seguir, você vai conhecer algumas exigências fundamentais para a construção de escolas.

Acompanhe!

Quais são as regras para construção de escolas?

Construção de escolas

A construção de escolas deve ser cuidadosamente planejada para que as instituições sejam não só funcionais, como também contem com a autorização necessária para funcionar. A legislação aplicável traz diversas exigências em relação ao imóvel e é preciso deixar tudo dentro dos parâmetros requisitados.

Confira alguns deles!

1. Sala de aula

Para que os alunos tenham melhor desempenho em suas atividades escolares, a recomendação é de uma área mínima de 1,00m² por 1,20m². Além disso, na hora de planejar a construção de escolas, é importante considerar a iluminação e a ventilação natural.

A iluminação deve ser, preferencialmente, unilateral e à esquerda, enquanto a ventilação natural deve ser por meio de janelas de forma cruzada.

2. Área de lazer

O ambiente dedicado ao intervalo das aulas deve atender ao número de alunos e estar alocado em um espaço com sol, ventilação e uma área coberta.

3. Instalações sanitárias

É importante planejar as instalações sanitárias pensando tanto em atender aos alunos quanto aos professores e demais funcionários. Para isso, é preciso separar as instalações por sexo em todos os pavimentos, atentando-se à faixa etária dos alunos ou funcionários.

É correto seguir a regra de 1 mictório para cada 40 meninos, 1 vaso sanitário para cada 25 meninas e 1 lavatório para cada 40 alunos.

4. Dependências pedagógicas

Elas devem ser construídas conforme o curso oferecido pela instituição. Por exemplo, para educação infantil é preciso que o prédio ofereça cozinha, berçário, lactário, refeitórios, solário e salas de descanso.

No caso do ensino fundamental, é exigido pelo menos 5 salas de aula e quadra de esportes. Lembre também que um projeto bem elaborado deve seguir os critérios de segurança, considerando saídas de emergência, circulações e escadas.

Conhecer e seguir as regras da construção de escolas é essencial para evitar imprevistos na liberação da obra ou mesmo durante o seu percurso. Há questões de extrema importância à relação ensino-aprendizagem, que jamais podem ser ignoradas. Professores e alunos dependem do trabalho de bons profissionais nessa etapa anterior à construção do conhecimento.

Precisa de soluções de construção ou reforma para a sua instituição? Entre em contato com a DMAISB e saiba como podemos te ajudar!

Referências: Direcional EscolasPortal do MEC.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!