DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Infiltração no telhado: Como acabar com ela?

Infiltração no telhado é um problema muito comum nos períodos de chuva por todo Brasil. Porém, além de incômoda, a questão pode trazer também algumas doenças.

Entenda a seguir como eliminar o problema e evitar complicações…

Infiltração no telhado é coisa séria

Infiltração no telhado

Muitas pessoas, ao verem uma goteira, não dão a devida importância e relevam o problema. Mal sabem que essa atitude pode negligenciar sérios danos futuros na estrutura do imóvel e na saúde dos ocupantes. Portanto, ao menor sinal de infiltração, não deixe para depois: procure um profissional especializado e resolva de imediato.

Causas da infiltração no telhado

Problema na cobertura é um dos principais motivos de infiltração no telhado. Afinal, é ele que recebe a água da chuva diretamente. Se não foi pensado e executado da forma correta, a água consegue criar um desgaste nas telhas e ultrapassar essa barreira.

Com o tempo, elas podem ficar ressecadas, quebradiças e é nessa altura que as goteiras começam a aparecer. Quando isso acontece, significa que já existe um acúmulo de água na laje.

Perigos da infiltração

Com o acúmulo de água na laje, dependendo do estado do problema, pode ocorrer o descascamento do teto, o aparecimento de mofo (que provoca problemas alérgicos e respiratórios) e até desmoronamento, em casos mais extremos.

Dicas para evitar a infiltração

Fique atento às dicas!

1. Identifique de onde vem

As goteiras podem surgir de diversas situações, como calhas entupidas, telhado com inclinação baixa e até mesmo um vazamento hidráulico. As tratativas para cada um dos casos são diferentes, portanto, é necessário identificar qual é a causa real, para que, além de solucionar o problema, ele não retorne.

2. Impermeabilização é essencial

Essa é a principal dica, que vai trazer segurança para você e os demais ocupantes. Com a impermeabilização é possível resolver as infiltrações de maneira rápida, sem grandes obras. Além disso, ela não pesa na estrutura. É um sistema sem emendas, ou seja, que não se desfaz e evita a movimentação do telhado, seja por dilatação e contração, vibrações externas ou recalques de fundação.

Assim que detectar e resolver a causa do problema, procure imediatamente impermeabilizar o seu telhado. Se está construindo ou reformando, solicite o serviço junto aos profissionais responsáveis.

3. Prevenção!

É importante sempre fazer as manutenções necessárias no telhado, limpando as calhas e inspecionando as telhas em busca de furos, mau encaixe ou rachaduras. Se for o caso, não espere: é hora de trocar.

4. Invista em materiais especiais

Proteção nunca é demais e o mercado atualmente apresenta uma grande variedade de soluções, que complementam os produtos que já usamos normalmente. Pesquise, peça indicações e veja quais complementos podem ser agregados para acabar de vez com as infiltrações.

5. Atenção às calhas e rufos

Os rufos são as proteções laterais nos encontros da cobertura com as paredes, e as calhas são os canais que captam a água da chuva do telhado. Esse “sistema” tem a função de evitar infiltrações. Portanto, se elas ocorrem, é um grande indicador de que algo está errado com algum ou ambos desses dispositivos.

Mesmo que pareçam estar em ordem, bem instaladas e aparentemente novas, pode acontecer um desgaste natural das peças, por acúmulo de sujeira, peso da água e outras intempéries (sol e vento). Desse modo, verifique-as constantemente, antes mesmo do período de chuvas.

Precisa de uma ajuda? Entre em contato com a DMAISB saiba como podemos resolver os problemas em seu imóvel!

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!