DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Infiltrações na parede: Passo a passo para eliminar o problema

A umidade na parede pode provocar manchas, bolor e a deterioração da estrutura. Se não tratada, é possível que os ocupantes apresentem até mesmo problemas de saúde e que o imóvel sofra desmoronamento. Mas, afinal, como acabar com infiltrações na parede?

Eliminando infiltrações na parede

Desvalorização do imóvel, doenças respiratórias, comprometimento estético, danos estruturais e até riscos de desmoronamento são problemas causados pelas infiltrações na parede, como destacamos.

Cada caso é um caso. Mas, nas situações mais simples, para acabar com o problema, pode-se seguir os passos abaixo:

Encontre a origem do problema

De nada adianta fazer uma intervenção na parede se o problema vem de outro local. Então, descubra qual a origem para resolver de vez as infiltrações.

Por exemplo, se o problema vem de um cano estourado ou mal instalado, é necessário quebrar a parede para repará-lo ou substituí-lo.

Raspe o reboco

Raspe o reboco na altura de 30 centímetros acima da linha de umidade da região afetada e espere secar. Aplique um produto impermeabilizante dos dois lados da parede e só então faça um novo reboco reforçado.

Impermeabilize o alicerce

Se sua ou seu escritório já foi construído e o problema apareceu, aplique de duas a três demãos de impermeabilizantes asfáltico e também outro à base de concreto.

Mas se você vai construir, use um impermeabilizante no alicerce para evitar patologias com umidade.

Quando o problema vem de cima

Se as infiltrações na parede têm origem no telhado, identifique se a telha ou calha está quebrada. Após resolver esse problema, tire o reboco do local da parede afetada, espere secar, reboque novamente e passe a tinta.

Impermeabilização para infiltrações na parede

Assim que identificada a origem da infiltração, para a intervenção na parede é preciso:

  • Expor a alvenaria, retirando o reboco;
  • Selar as fissuras encontradas para evitar pontos para percolação de água;
  • Passar aditivos impermeabilizantes específicos para argamassa ao chapisco, usando rolo de pintura ou de forma tradicional;
  • Fazer o acabamento, pintando a parede. No caso de parede externa, opte pela pintura impermeabilizante.

Ao perceber as infiltrações na parede, procure imediatamente um profissional capacitado para descobrir qual é a origem delas e, assim, sanar o problema antes que se torne maior.

Entre em contato e saiba como a DMAISB pode te ajudar!

Referências: Casa DicasCasa Show.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!