DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Infraestrutura escolar e os impactos sobre a aprendizagem

Aprender (e ensinar) de maneira contínua e proveitosa exige condições propícias ao estudo. Uma infraestrutura escolar incapaz de garantir funcionalidade, conforto e organização aos ocupantes pode provocar consequências realmente desastrosas ao sistema de ensino.

Impactos da infraestrutura escolar

Impactos da infraestrutura escolar

A infraestrutura escolar não se relaciona apenas com as práticas formais de educação. Seus reflexos impactam também o desenvolvimento humano e social que acontece dentro das salas de aulas, bibliotecas, laboratórios, quadras, pátios e outros ambientes comuns.

Aliás, a existência de espaços como esses devem se somar à presença adequada de materiais didáticos, computadores, mesas, cadeiras e demais equipamentos capazes de assegurar a boa realização das atividades propostas. E não só para os alunos, para o corpo docente também! Afinal como trabalhar sem os dispositivos básicos? Como discutir cidadania sem acomodações bem preservadas?

A infraestrutura engloba todas essas questões, por isso, têm o poder de estimular ou minar o interesse pelo conhecimento; ampliar a consciência ou destacar precariedades limitantes; promover interações saudáveis ou desencadear conflitos; entre outros efeitos que podem ou não ser construtivos. Tudo vai depender das condições apresentadas.

Benefícios de uma infraestrutura adequada

Uma escola com boas instalações tende a performar melhor nas avaliações feitas pelos órgãos competentes, aumentando sua pontuação na rede. Esses espaços se tornam mais atrativos para a captação de matrículas e satisfação dos alunos.

Sem problemas de infraestrutura, a instituição evita gastos derivados de materiais ou equipamentos defasados, como vazamentos e alto consumo de energia. Assim, prolonga a vida útil dos ambientes, deixando-os aptos até mesmo para adaptações.

Alunos, professores e todos os envolvidos no âmbito escolar são beneficiados diretamente por uma infraestrutura atualizada e de qualidade. Projetos de construção ou reforma devem ser cuidadosamente planejados a fim de garantir a durabilidade das aplicações. Em prédios mais antigos, é possível recorrer às intervenções de retrofit, que modernizam os elementos necessários, sem descaracterizar os traços arquitetônicos originais.

Quer conhecer as melhores soluções? Entre em contato com a DMAISB e saiba como podemos te ajudar!

Referência: ClassApp, Web ArtigosÚltimo Segundo.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!