DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

O que causa rachaduras nas paredes?

À primeira vista, trincas e fissuras podem incomodar bastante do ponto de vista estético. Sobretudo nos casos de imóveis comerciais e corporativos. Mas, com uma simples massa corrida é possível resolver o problema. Será mesmo? O que causa rachaduras nas paredes merece mais atenção!

Nem sempre uma solução aparente resolve o problema. Isso porque ele pode esconder muitas complicações, dependendo de sua natureza. E se ela for estrutural, por exemplo? Quando é apenas o reboco que apresenta as fendas, a situação é mais simples de resolver.

Não tem outro jeito. É necessário investigar para saber! Contar com a sorte pode sair caro demais. E se você tem um negócio envolvido, o quadro se torna ainda mais sério.

Aí no seu escritório, qual será a razão que causa rachaduras nas paredes? Veja algumas hipóteses recorrentes.

Erro no cálculo de sobrecargas

O que causa rachaduras nas paredes

Se as paredes não forem devidamente preparadas para aguentar determinadas sobrecargas, elas, naturalmente, podem apresentar fissuras ao longo do tempo. A falha, nessa situação, provavelmente estaria no cálculo da resistência necessária.

Má acomodação da estrutura

O fator que causa rachaduras também pode estar na acomodação dos elementos construtivos sob o solo. Se a fundação pecar nesse quesito, as paredes podem ceder.

Cura inadequada do reboco

Quando o reboco não cura da maneira certa, ele fica sensível e frágil.

Infiltração

Este problema surge quando não há um bom trabalho de impermeabilização. Vazamentos fazem com que a água penetre, por exemplo, no concreto. O perigo é que ela pode atingir e corroer a armadura de ferro. Dessa forma, o material sofre pressões que tendem a gerar rupturas.

Dilatação térmica também causa rachaduras

Partes do imóvel que ficam muito expostas ao sol podem sofrer dilatações que provocam fendas e trincas.

Há diversas outras razões capazes de ocasionar rachaduras nas paredes. Como foi dito, é preciso analisar de perto para descobrir o que acontece no seu caso. De qualquer forma, a manutenção do imóvel é uma medida fundamental para evitar e corrigir possíveis problemas, antes que eles desdobrem consequências graves.

Entre em contato com a DMAISB e saiba como podemos te ajudar!

Referências: Bonde, Viva Real.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!