DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Projeto hidráulico: Por que é essencial?

Problemas hidráulicos podem surgir, sobretudo com a idade mais avançada do imóvel. No entanto, é possível evitar contratempos e dor de cabeça se for realizado um projeto hidráulico adequado na hora da reforma ou construção.

Saiba mais…

A importância de um projeto hidráulico

Projeto hidráulico

Se você não deseja enfrentar problemas hidráulicos, em um futuro breve, é melhor dar atenção às instalações dessa natureza.

O projeto hidráulico descreve, claramente, os caminhos por onde a água e os resíduos irão percorrer na sua construção. Por meio dele, você terá as informações essenciais sobre todas as instalações hidráulicas.

A seguir destacamos 4 benefícios dessa medida:

1. Orientação para os reparos

Por mais bem elaborado que sejam, todos os projetos possuem uma vida útil e após um determinado período, manutenção e reparos se fazem necessários. Nessa hora, não contar um projeto hidráulico para saber exatamente onde o sistema passa, poderá resultar em contratempo, considerando que a tubulação não fica visível. Isso sem falar em gastos adicionais para resolver a questão.

2. Economia na obra

Um bom projeto hidráulico é capaz de reduzir em torno de 20% os custos de mão de obra. Isso porque, com ele, evita-se o desperdício de materiais que poderiam ser utilizados para tentar solucionar algo sobre o qual não se sabe direito.

Com diretrizes mais precisas, o trabalho se torna mais assertivo, rápido e econômico (inclusive em longo prazo).

3. Prevenção de inconformidades

Este é o principal benefício, já que a elaboração correta da estrutura hidráulica reflete no bom andamento da construção após o término da obra. É bastante comum que, utilizando materiais de baixa qualidade e com a falta de um projeto hidráulico, existam inconformidades. Estas podem gerar patologias futuras, incômodo e custos.

Entre os problemas podem aparecer: tubulações que ficam expostas e sofrendo a deterioração do tempo, o retorno de gases fétidos, causado por instalações inadequadas do esgoto, e desperdícios de água.

4. Integração com demais projetos

Um profissional qualificado deve prever a compatibilização das instalações hidráulicas com os demais projetos, a fim de se garantir um ótimo desempenho para toda a edificação. Dessa forma, evita-se reformas maiores quando intervenções forem necessárias.

Agora que você conhece a importância de um projeto hidráulico, entre em contato e descubra como a DMAISB pode te ajudar!

Referências: IME JuniorMais Engenharia.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!