DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Qual a importância do EPI na Construção?

importancia-equipamentos-epi-construcao

Fonte: Shutterstock.

Como já foi explicado no post anterior, EPI significa Equipamento de Proteção Individual. Embora o nome já dê a entender a relevância desses dispositivos para quem atua na Construção Civil (e outras áreas), nem todos possuem esclarecimentos suficientes para que a sua adoção aconteça de modo inquestionável.

Tanto empresas, quanto operários, devem ter claro a importância do EPI no desenvolvimento de suas atividades. Afinal, estamos falando em segurança. Mas não é só isso. Há outros motivos que reiteram o valor desses equipamentos. Acompanhe!

Obrigação legal

Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que o fornecimento e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual são obrigatórios. Conforme a NR 6, eles têm de ser fornecidos gratuitamente (e em perfeito estado) pelas empresas, de acordo com os riscos próprios de cada função. Também compete a elas conceder orientações e treinamentos acerca do uso e conservação dos dispositivos, assim como a substituição imediata dos itens danificados ou extraviados.

A responsabilidade dos empregados não fica de fora. Cabe a eles seguir as instruções recomendadas, adotar os equipamentos certos durante o trabalho e mantê-los em bom funcionamento, e ainda comunicar ao empregador sempre que houver qualquer alteração de qualidade.

Evitar acidentes

Luvas, óculos, capacetes, máscaras e outros EPIs têm como principal função proteger a integridade dos operários, evitando qualquer tipo de acidente físico no canteiro de obras. Tais produtos só podem ser comercializados com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, que é expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Vale observar, entretanto, que a presença dos itens individuais não elimina a aplicação das medidas de proteção coletiva.

Garantir a saúde do trabalhador

A prática adequada com relação aos EPIs não só defende os construtores dos acidentes, como também evita o desenvolvimento de doenças ocupacionais, geradas por esforços indevidos e exposições nocivas no canteiro.

Economia

Ferimentos no local de trabalho geram transtornos incalculáveis. Além de todo o momento de dor envolvendo outras pessoas, há ainda as consequências financeiras com as quais o empregador deve arcar – como primeiros socorros, tratamento e indenizações. Contudo, com os EPIs é possível evitar gastos com esse tipo tão prejudicial de situação.

Os Equipamentos de Proteção Individual são apenas uma das exigências a serem atendidas na sua obra. Para que a construção ou reforma siga um caminho de excelência e total segurança é necessário acionar outros dispositivos, técnicas e profissionais capacitados.

Para saber como a DABY SERVICES pode te ajudar, entre em contato conosco agora mesmo.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!