4 tipos de economia possíveis em sua obra
Fonte: WILX.
Ao falar de economia na construção ou reforma, a primeira ideia que vem à mente é a contenção de gastos financeiros. Bem, esse pode ser um dos principais objetivos buscados em um projeto, no entanto, é interessante abrir os olhos para outros tipos de economia que podem ser implementados, visando o alcance de resultados superiores.
Além de pensar no bolso, deve-se considerar, por exemplo, as condições emocionais dos envolvidos na obra. Por que não tomar atitudes para evitar sensações como a preocupação, o estresse e o aborrecimento? Com tranquilidade o trabalho rende muito melhor!
Acompanhe algumas sugestões para economizar em diferentes aspectos.
1. Economia financeira
Concluir uma obra com sucesso, mas sem comprometer o bolso, depende muito da escolha dos materiais, assim como da contratação da mão de obra. Para conseguir bons preços nesses quesitos é indispensável a realização de pesquisas antes da tomada de qualquer decisão.
Para saber mais leia o post “Onde é possível economizar na obra?”.
2. Economia de tempo
O cronograma é um documento que precisa ser levado mais a sério. Sua elaboração está intimamente ligada ao planejamento, o qual, por sua vez, deve apontar as melhores saídas para a execução de cada etapa do projeto.
Para ajudar na otimização do tempo aconselha-se programar a entrega dos materiais, manter o local de trabalho sempre organizado, não protelar a resolução de imprevistos, estabelecer formas de contato ágeis com os funcionários, entre outras providências.
Para saber mais leia o post “Como agilizar o tempo da sua reforma”.
3. Economia de energia (humana)
Conduzir uma construção pode ser um processo muito desgastante se os envolvidos não tiverem foco e paciência para lidar com os diferentes cenários que podem surgir. Por isso, o planejamento tem de ser o melhor amigo nessa hora. Com ele é possível evitar o desgastante (e ineficiente) “método” de tentativa e erro.
Para saber mais leia o post “4 atitudes que ajudam a tornar a obra mais econômica”.
4. Economia sustentável
O descarte de resíduos, além de dispendioso, pode gerar graves impactos ao meio ambiente. Então, o caminho mais indicado é investir na reciclagem de materiais e também na aquisição de itens reaproveitados.
Para saber mais leia o post “5 materiais sustentáveis que podem ser aproveitados na sua obra”.
A equipe da DABY SERVICES está sempre atenta às necessidades de pessoas como você, que preza pela eficiência e economia em todos os âmbitos da obra. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.
Comentários (0)
Deixe o seu comentário!